4 de ago. de 2011

Entendendo as terminologias

O Brasil é um país com uma população total de 190.755.799 habitantes,  segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, distribuídos por uma extensão territorial de 8.502.728,269 Km2.

O País caminha velozmente rumo a um perfil demográfico cada vez mais envelhecido, pois o índice de envelhecimento aponta para mudanças na estrutura etária da população brasileira. Em 2008, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos, existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, o quadro muda e para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172,7 idosos.

Os resultados do Censo 2000 mostram que, aproximadamente, 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total, apresentam algum tipo de deficiência. O IBGE levou em conta que deficientes são pessoas com ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou alguma deficiência física ou mental.

É importante destacar que a proporção de deficientes aumenta com a idade, passando de 4,3% nas crianças até 14 anos para 54% do total das pessoas com idade superior a 65 anos. À medida que a estrutura da população está mais envelhecida, a proporção de pessoas com deficiência aumenta, surgindo um novo elenco de demandas para atender as necessidades específicas deste grupo. Abaixo, o gráfico ilustra os números referentes à distribuição por tipo de deficiência:

Fonte: IBGE

Fontes: IBGE e Portal do Envelhecimento


O Decreto nº 5.296 de 02/12/2004 regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Entretanto, para que exista um efetivo cumprimento destas Leis e as pessoas corretas sejam beneficiadas, precisamos conhecer quem faz parte deste diverso grupo.


Tipos de deficiência

a) Deficientes físicos:  os que possuem alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos (braço, perna, mão, por exemplo) do corpo, acarretando o comprometimento da função física.

Apresentando-se sob a forma de: paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. Abaixo estão ilustrados alguns exemplos de deficiência física:

Paraplegia / Paresia: perda total ou parcial da função de pernas. 


Hemiplegia / Paresia: perda total ou parcial da função de um lado do corpo.


Tetraplegia/ paresia: perda total ou parcial da função dos quatro membros e tronco.


Amputados: retirada total ou parcial de um ou mais membros.

Nanismo: Em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,45 m e, anã, a mulher com altura inferior a 1,40 m. (Informações: Wikipédia)



b) Deficientes auditivos: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.


- Surdos sinalizados: Forma de comunicação – Libras, e podem ou não realizar leitura labial;
- Surdos oralizados: Falam oralmente (com ou sem sotaque característico de quem tem baixa audição ou inexistente), lêem os lábios e não costumam utilizar a língua de sinais;
- Surdos bilíngües: são similares aos surdos oralizados, com a diferença de possuírem fluência na língua de sinais. (Fonte: Blog "Desculpe, não ouvi")

Implante Coclear.

Surdos que utilizam Libras como forma de comunicação.


c) Deficiência visualcegueira, na qual a acuidade visual (uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos - Wikipédia) é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Cegueira

Baixa visão


d) Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.


Deficiente mental: baixo rendimento em alguma ou algumas situações citadas acima. Esta deficiência pode ou não estar associada à deficiência física.


e) Deficiência múltipla: Associação de duas ou mais deficiências.




Tipos de mobilidade reduzida

Indivíduos com mobilidade reduzida são aqueles que, não se enquadrando no conceito de deficiência, e tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

Idoso: mobilidade reduzida


Gestante e uma mulher empurrando o carrinho de bebê, ambas com mobilidade reduzida.

Obeso: mobilidade reduzida


Indivíduo com perna engessada (fratura): mobilidade reduzida


Finalizando


Portanto, observamos a existência de diversos grupos, cada um com suas necessidades específicas. E para tornarmos qualquer local acessível, devemos considerar esta grande diversidade, projetando locais capazes de atender todas as pessoas, sem distinção.


Maria Alice Furrer e Frederico Rios

Fotos: Internet

Observação: Esta postagem teve como base o Decreto número 5.296/2004. As informações adicionais tiveram suas fontes devidamente citadas.

Um comentário:

  1. Nossa...legal Fred... bom saber desse dados! A gente tem pouca noção disso!

    ResponderExcluir