12 de jun. de 2011

Sanitário feminino da Cachaçaria Água Doce


Este é o sanitário feminino da "Água Doce Cachaçaria, Comidas e Bebidas Típicas do Brasil", situada na Rua José Antônio 194, em Campo Grande - MS. 



Apesar de não estar ilustrado na foto, o sanitário feminino não está sinalizado adequadamente, ou seja, não possui o símbolo internacional de sanitário. A entrada é estreita e  não há área de giro para uma cadeira de rodas.

Este é o primeiro boxe do sanitário e não há nenhuma adaptação estabelecida pela NBR9050.



O lavatório existente permite a aproximação frontal de uma cadeirante. Porém, quando a porta do segundo boxe está aberta, não há espaço à frente do lavatório para que este seja ocupado em sua totalidade.


Este é o segundo e último boxe do sanitário, possuindo uma área mais estreita do que o primeiro, dificultando o acesso, por exemplo, de uma mulher com estatura mais elevada (tenho 1,72m e tive dificuldades para utilizar este boxe).


Além de o espaço ser inadequado, a maçaneta da porta não é do tipo alavanca e exige destreza nas mãos para utilizá-la.

Este exemplo demonstra que, além de não existir um sanitário acessível para atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o existente também não atende às necessidades dos diferentes biotipos (pessoas altas e baixas, por exemplo) dos clientes do local.


Maria Alice Furrer

Fotos: 20/05/2011

Um comentário:

  1. Moço do céu... se vc sentiu dificuldades pra acessar o sanitário... imagina eu..hahaha Tem que rir pra não chorar!

    ResponderExcluir