9 de jun. de 2011

Ponto de ônibus - Av. Fernando Corrêa da Costa


Este ponto de ônibus fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, esquina com a Rua 13 de Maio, no centro de Campo Grande - MS. Estas vias possuem intenso tráfego de veículos e ônibus, além de existir uma escola nesta quadra, ou seja, em determinados horários, há um grande fluxo de pedestres e veículos neste local.



Como vários outros na cidade, este ponto de ônibus não possui composição de sinalização tátil de alerta e direcional, a qual garante a segurança e a orientação dos deficientes visuais. A sinalização tátil de alerta deveria ser instalada ao longo do meio fio, e o piso tátil direcional demarcando o local de embarque e desembarque, como ilustra a figura abaixo:

Exemplo de sinalização tátil em pontos de ônibus – vista superior.
Fonte: NBR9050/2004



Além da ausência de sinalização tátil em cor contrastante com a do revestimento da calçada, observem que o ponto está interferindo na faixa livre de pedestres. O estreitamento da faixa é potencializado pela vegetação (planta no canto direito da foto), que está projetada em direção à faixa livre, diminuindo ainda mais a área de circulação destinada aos pedestres.


Maria Alice Furrer

Fotos: 30/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário