5 de jun. de 2011

Obras x Acessibilidade

Segundo a NBR9050, quando existirem obras sobre o passeio (faixa livre de circulação), elas devem ser adequadamente sinalizadas e isoladas, garantindo a segurança e o livre acesso de todos os pedestres.

A sinalização deve garantir uma largura mínima de 1,20 m para a livre circulação. Se isso não for possível, deve ser feito um desvio pelo asfalto, onde o pedestre poderá continuar seu trajeto sem circular dentro da obra.

O desvio, quando necessário, é feito pela rua através de uma rampa provisória, com largura mínima de 1,00 m e inclinação máxima de 10%. A figura abaixo demonstra o correto exemplo de rampas de acesso provisórias:


Rampas de acesso provisórias
Fonte: ABNT NBR 9050, segunda edição, 31/05/2004.

Apesar de a construção de rampas provisórias ser um recurso viável, encontramos poucos exemplos de obras sobre o passeio adequadamente sinalizadas. Ao invés disso nos deparamos com as seguintes situações:

Imagem da Internet
Obra sobre o passeio, não sinalizada e sem desvio, com uma caçamba de entulho impedindo a passagem de pedestres pela calçada.


Imagem: Arquivo do Blog Acessibilidade na Prática
Calçada em obras, e novamente com a caçamba de entulho sobre a faixa de livre de circulação, com um agravante, está sobre o piso tátil direcional.


Imagem: Arquivo do Blog Acessibilidade na Prática
Calçada sem possibilidade de circulação, com a obra não sinalizada, não possuindo uma rampa provisória para desvio pelo asfalto. Ressaltando o acúmulo de lixo.


Imagem: Arquivo do Blog Acessibilidade na Prática
Novamente outro exemplo de obras que não atendem as especificações da NBR9050, interferindo na circulação e segurança dos pedestres que necessitam trafegar nesta calçada.

As medidas de sinalização e desvio de obras sobre o passeio são simples e viáveis, mas poucas obras as seguem. Qualquer pedestre que trafegue por estas faixas ilustradas acima, tem o risco iminente de sofrer uma queda ou outro tipo de acidente. Portanto, seguir estas regras, além de tornar o local acessível, garante a segurança dos usuários.


Maria Alice Furrer



Um comentário:

  1. Olha, eu que sou da área, sei muito bem o transtorno que é isso dai. Eu não sei como é a fiscalização ai em Campo Grande, mas aqui em Costa Rica, agora é fiscalizado, todas as obras tem que serem isoladas e sinalizadas, deixando o espaço mínimo para passagem de pedestre. Mas ainda peca na acessibilidade.

    ResponderExcluir