13 de mai. de 2011

Senhor atravessando avenida em Campo Grande


Estas fotos e vídeo foram feitos dia 30/04/2011, no cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande.


No centro da foto, observamos um senhor com uma bengala, prestando atenção no semáforo para atravessar a via na faixa de pedestres.

O canteiro divisor de vias, onde o senhor se encontra, tem a calçada rebaixada, alinhada com a calçada da via oposta. Entretanto, existe um desnível entre o término deste rebaixamento e o asfalto, aumentando o risco de quedas. Além do desnível, o rebaixamento não possui piso tátil de alerta, em cor contrastante com a da calçada.

 
Podemos observar que o semáforo para pedestres está verde, permitindo que a travessia da via seja realizada. Porém, os carros que estavam efetuando a conversão à esquerda mal esperavam o idoso atravessar a rua.

Vale lembrar que, no caso deste senhor, que é idoso e possui a mobilidade reduzida, a travessia não é feita rapidamente. Assim, cabe ao motorista aguardar e dar a preferência, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.


Após a travessia desta via, este pedestre tem de transpor obstáculos para poder utilizar o rebaixamento de guia. Notem que ele está olhando para o chão antes de passar por este local. Os obstáculos neste trecho são o desnível entre o final da rampa do rebaixamento e o asfalto, buracos e rachaduras.


Um detalhe significativo é que, enquanto este pedestre não passou pelo rebaixamento, não mudou o foco de visão para o chão. Se este trecho fosse estável, não haveria necessidade de tamanha preocupação para manter a segurança.




Maria Alice Furrer Matos Braz

Fotos: Giuliano Lopes

Vídeo: Maria Alice Furrer Matos Braz


Um comentário:

  1. Infelizmente os motoristas desta minha cidade querida nào respeitam ninguém! Cansei de ver pessoas idosas, cegos (principalmente) ou pessoas que por algum motivo tem a mobilidade reduzida terem de ficar vários minutos no sinal esperando uma oportunidade - leia-se, um motorista razoavelmente educado!!!! - para poder atravessar uma simples rua.
    Simplesmente vergonhoso!!!

    ResponderExcluir