13 de mai. de 2011

Telefone público - Av. Afonso Pena esquina com Rua 14 de Julho


Estes telefones públicos estão localizados fora da faixa livre de circulação da calçada, não interferindo na passagem de pedestres. Neste caso, observamos um telefone padrão e outro rebaixado, para atender pessoas de baixa estatura e cadeirantes.




Orelhões são considerados obstáculos suspensos, já que possuem volume maior na parte superior do que na base. Assim, deveriam ter sinalização tátil de alerta, a qual deve ser instalada perpendicularmente ao sentido de deslocamento. A superfície a ser sinalizada deve exceder em 60 cm a projeção do obstáculo, em toda a superfície ou somente no perímetro deste. Abaixo, um exemplo de sinalização tátil de alerta em obstáculos suspensos.



Apesar de o telefone estar localizado de forma a não atrapalhar o fluxo de pedestres, existem obstáculos para chegar até este mobiliário, sem dizer que a calçada não possui piso tátil direcional. Desta forma, como um deficiente visual poderá encontrar este telefone? Além disso, como encontramos uma calçada com pedras soltas, lixo e espaço estreitado, um cadeirante ou uma mãe empurrando um carrinho de bebê, por exemplo, encontrarão dificuldade para locomover-se neste espaço.




Em relação ao orelhão rebaixado, a área inferior é livre, permitindo a aproximação frontal e lateral de cadeirantes. O fio do telefone tem comprimento adequado, permitindo o uso do aparelho sem restrições. O teclado tem altura ideal, tornando-se acessível para pessoas de baixa estatura e cadeirantes.  A organização numérica do teclado segue o padrão com o número 1 do lado esquerdo, porém a presença de sinalização em Braille não foi avaliada.


Maria Alice Furrer Matos

Data das fotos: 30/04/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário