25 de mai. de 2011

Comentando os fatos


No dia 23/05/2011, o Portal de Notícias Campo Grande News publicou uma matéria a respeito da acessibilidade nas ruas da cidade, com o título “Acessibilidade está longe do ideal nas ruas de Campo Grande”, mencionando uma postagem do Blog Acessibilidade na Prática sobre “Rebaixamentos de Guia”. Por consequência, a Prefeitura Municipal de Campo Grande emitiu uma Nota Oficial sobre a matéria, também citando o nosso blog.
Apenas para fins de esclarecimento, o Blog Acessibilidade na Prática, antes mesmo de possuir caráter fiscalizatório, o que é direito de todo cidadão, tem a intenção de mostrar exemplos de falta ou presença de acessibilidade pelos vários pontos de Campo Grande, tornando o assunto familiar à sociedade campo-grandense, sempre se baseando nas normas técnicas de acessibilidade.
Infelizmente, no Brasil, os direitos dos cidadãos têm de ser exigidos, enquanto deveriam ser oferecidos pelo poder público sem nenhum tipo de súplica ou solicitação por parte das pessoas que necessitam deles.
Sabemos que não se reforma uma cidade inteira da noite para o dia. Entendemos, também, que o poder público necessita exercer suas funções dentro de determinadas regras, como processos de licitações, por exemplo. Entretanto, esperamos ações concretas por parte dos nossos administradores públicos, as quais, na minha opinião, devem ser realizadas com conhecimento técnico e conceitos modernos de gestão. Porém, infelizmente, na prática, percebemos muita falta de boa vontade e de gestão públicas, como vem acontecendo com o polêmico piso tátil nas calçadas de Campo Grande.
Aos poucos, nosso trabalho vem tomando forma e consistência, demonstrando que somos pessoas de bem e que tentamos, de fato, construir uma cidade melhor para todos. E este trabalho é feito com desprendimento e imparcialidade, pois não temos intenção de perseguir ou prejudicar pessoas, empresas ou órgãos públicos. Queremos apenas fomentar o debate sobre a acessibilidade na nossa cidade e, desta forma, chamar a atenção não apenas do poder público, mas principalmente da sociedade para a relevância do tema, que afeta diretamente a vida de milhares de campo-grandenses (cerca de 15% da população brasileira, segundo o IBGE).
Devido aos nossos propósitos e ao apoio que temos recebido da sociedade, sentimo-nos na obrigação de defender os direitos das pessoas com deficiência e de toda a população da nossa capital. Continuaremos agindo nesse sentido, tanto por meio do blog quanto nas esferas judiciais, sempre com muita coerência e boa vontade, para que nossa cidade se torne cada vez melhor para se viver.
Agradecemos ao apoio de todos e colocamos o Blog Acessibilidade na Prática à disposição das pessoas que desejarem engajar-se conosco nesta empreitada. Este blog é e será, cada vez mais, exemplo de que as pessoas podem sim mudar alguma coisa neste mundo.
Cordialmente,
Frederico Rios – Cidadão, tetraplégico e responsável pelo Blog Acessibilidade na Prática

6 comentários:

  1. Olá Pessoal

    Bom em primeiro lugar gostaria de deixar claro que concordo totalmente com o esclarecimento do Fred. Em segundo lugar, dizer que tenho uma imensa satisfação por integrar a equipe deste Blog, que de maneira imparcial está disseminando o tema ACESSIBILIDADE NA PRATICA. Sei que temos um longo caminho a percorrer, e como foi citado no post, sabemos que a cidade não será modificada do dia para noite, porém de forma pacífica conseguiremos muitas mudanças positivas. E uma delas vejo que já começou, a CONSCIENTIZAÇÃO!

    Obrigada!!!
    Maria Alice Furrer

    ResponderExcluir
  2. Estamos juuuntos, Fred! Enquanto Campo Grande não estiver em conformidade com a acessibilidade, ficamos aqui no Blog vendo a situação atual da cidade. Claro que estamos todos desejando que essa realidade mude e logo, mas enquanto as coisas entram no orçamento, vamos ver, conscientizar e debater por aqui e por outros meios que façam esse trabalho. Apoiando sempre o belíssimo e sério trabalho de vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fred!
    Tu tens sido inspiração para todos nós, e tenhas a certeza de que muitos estão e sempre estarão te apoiando. Conte conosco, mesmo a distância, compartilhando o blog e colaborando, sempre que possível.
    PARABÉNS PELO BLOG!PARABÉNS PELAS IDÉIAS!
    CONTINUE, NÃO PARE!
    bjs kaka

    ResponderExcluir
  4. Grande Fred!
    O Trabalho que vocês estão fazendo aqui é fantástico. Fico contente com a repercussão positiva do trabalho! E achei muito boa a sua nota de esclarecimento, pois faz tempo que acompanho o Blog e sei que o intuito é educar e conscientizar e não o de promover embates ou prejuízos a quem quer que seja.
    Devemos sim cobrar a postura do poder público e melhorar cada vez mais a acessibilidade de nossa cidade, mas sem colocar a faca no pescoço de ninguém pois este fato só irá trazer prejuízos pra causa, gerando preconceitos desnecessários.
    Mais uma vez, PARABÉNS meu velho a vc e a toda a sua equipe.
    O trabalho tá lindo! Continue na luta q aos poucos as batalhas vão sendo vencidas.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Sou do Paraná e fico contente com sua iniciativa em manter um Blog sobre tão importante assunto. Na minha cidade, acessibilidade ainda é um tema crítico! Como em muitas outras cidades deste Brasilzão.Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Excelente nota de esclarecimento! Acessibilidade é um assunto que deveria ser incluído como matéria nas escolas desde o ensino fundamental tornando uma conscientização primária! Fico honrado de participar e colaborar com tal iniciativa! Agradecemos todos apoios que o Fred tem recebido! É importante lembrar que o Blog Acessibilidade na Prática está apenas há 6 meses em atividade e já tem repercussão nacional. Parabéns Fred!

    "Tamo junto" meu grande amigo!
    Abraço!

    ResponderExcluir