21 de ago. de 2011

Acessibilidade no auto-atendimento do Banco do Brasil

Esta é a agência do Banco do Brasil da Rua Cândido Mariano 1780, em Campo Grande - MS.

Agência com serviço de auto-atendimento. A placa com o nome da agência tem bom contraste de cores, com letras que garantem uma boa legibilidade.

Não há vagas reservadas de estacionamento, vinculadas a rotas acessíveis até a agência.

O acesso principal da agência é feito por esta escada fixa, existindo uma rampa associada, porém não existe sinalização visual e tátil adequada, indicando a localização da rampa.

Presença de corrimão instalado em ambos os lados da escada, porém o mesmo não se prolonga paralelo ao solo, pelo menos 30 cm antes do início e após o término da escada. Este prolongamento ajuda, por exemplo, um deficiente visual a identificar o final da escada com mais segurança.

O corrimão possui acabamento recurvado. Não está presente, porém é recomendável que o corrimão seja sinalizado através de um anel com textura contrastante com a da superfície do corrimão e de sinalização em Braille.

Apesar de a NBR9050 tratar como opcional a instalação de duas alturas de corrimão em escadas (0,92 m e 0,70 m do piso), esta opção de altura atende uma maior diversidade de pessoas. Uma criança ou um anão, por exemplo, são atendidos com o corrimão instalado a 0,70 m do piso.

Todo degrau ou escada deve ter sinalização visual na borda do piso, em cor contrastante com a do acabamento. Também deve existir sinalização tátil de alerta no início e término da escada, em cor contrastante com a do piso, alertando a mudança de nível.

As fotos foram feitas em um domingo. Este é o portão que dá acesso à rampa de entrada ao auto-atendimento, e não possuímos a informação se este portão permanece fechado durante a semana. De qualquer forma, como um cadeirante poderá utilizar esta agência em finais de semana com o portão da rampa fechado?

Como não foi possível entrar pela rampa, sua estrutura não foi fotografada.

Porta de entrada do auto-atendimento “adesivada” com o Símbolo Internacional de Acessibilidade. Por que está “adesivada”? O Símbolo Internacional de Acesso representa a indicação de acessibilidade das edificações, dos mobiliários, dos espaços e dos equipamentos urbanos, mas esta agência possui a rampa bloqueada por um portão, ou seja, não é acessível e utiliza o Símbolo.

A porta de vidro possui uma maçaneta que exige muita força e destreza nas mãos para utilizá-la, pois seu mecanismo de abertura não é suave.

O Símbolo Internacional de acesso não permite nenhuma modificação, estilização ou adição. Sua representação deve ser feita por pictograma (figura) branco sobre fundo azul, opcionalmente representado em branco e preto, sempre voltado para a direita.

As cores do Símbolo desta agência estão invertidas, sem contar que, dependendo da incidência da luz do sol, ela fica menos visível, já que seu fundo é metálico e este fundo está sobreposto por um vidro.

Ao lado da porta existe sinalização visual e tátil (Braille). Entretanto, em alguns arranjos do Braille, alguns pontos já estão desgastados. 

Esta rampa, no canto direito da foto, é a rota feita pela rampa externa que leva até o interior da agência.  Existem fitas antiderrapantes na extensão desta rampa, porém não há corrimão nem sinalização tátil de alerta para indicar o desnível.

Ao lado da rampa existe um degrau, que também não está sinalizado, podendo ocasionar algum incidente.

Na frente da porta, no canto esquerdo da foto, existe um capacho embutido e nivelado com o piso, não oferecendo risco de tropeços.

Balcão no centro do espaço de auto-atendimento, onde no canto esquerdo existe um rebaixamento. Este rebaixamento, mesmo não estando bem ilustrado na foto, está sinalizado adequadamente com o símbolo de acessibilidade, já que sua altura é satisfatória e tem área inferior livre, permitindo aproximação frontal de cadeirantes.

Os caixas permitem a aproximação lateral de cadeirantes, mas o teclado avança para dentro do mobiliário e o monitor é alto, dificultando também a sua utilização por anões e pessoas de baixa estatura.

Além deste fato, os caixas apresentam apenas sinalização visual e de baixa legibilidade, ou seja, como os cegos, por exemplo, saberão qual caixa faz depósito, saque ou transferência?

Todos os teclados dos caixas de auto-atendimento seguem este padrão, onde as teclas numéricas seguem o mesmo arranjo do teclado de telefone, com o número 1 no canto superior esquerdo e a tecla do número 5 com um ponto em relevo no centro.

Existe entrada para fones de ouvido, porém onde estão os fones? A ausência de fones no local dificulta ou até impossibilita a utilização deste caixa por deficientes visuais.

Logo após a entrada do auto-atendimento também existe um capacho embutido, nivelado com o chão, não oferecendo risco à segurança dos usuários.

Interior da porta da agência, com maçaneta inadequada.  A placa ao lado da porta com sinalização visual e tátil (Braille), ambas desgastadas, informam como utilizar o botão para destravar a porta. Ressaltando que este botão apenas destrava a porta, não realizando sua abertura automática, sendo necessário acionamento manual com força e coordenação.


Maria Alice Furrer

Fotos: 17/07/2011

Um comentário:

  1. OI VOCE SABE PROMOVER COMUNIDADES,ENTÃO SAIBA COMO
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116729761
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114262393 http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=66254441
    CLIQUE NOS LINKS ACIMA, DEPOIS PARTICIPE DELES,
    DEPOIS CLIQUE EM PROMOVA E FINALMENTE CLIQUE EM CRIAR PROMOÇÃO
    VOLTE A SUA PÁGINA INICIAL E CLIQUE EM PROMOVA E VERIFIQUE SE A
    PROMOÇÃO ESTÁ LÁ, SE ESTIVER, É PORQUE VC CONSEGUIU.
    DIVULGUE A TODOS OS SEUS AMIGOS ESTE RECADO.
    TRATA-SE DE ACESSIBILIDADE.
    AGRADEÇO PELA COLABORAÇÃO DE TODOS

    ResponderExcluir