18 de jul. de 2011

Sanitário acessível do Sisai

Este é o Sanitário Acessível do Sisai (Sistema de Saúde Integral), localizado na Rua Antônio Arantes 237, em Campo Grande - MS.


O sanitário está sinalizado "apenas" com o Símbolo Internacional de Acessibilidade, o qual está inadequado. O símbolo deveria seguir as opções abaixo:




Além do Símbolo Internacional de Acessibilidade, deveria haver um símbolo complementar, designando se o sanitário é familiar ou unissex, masculino ou feminino acessível. Também não há sinalização tátil em Braille ou em auto relevo na porta, dificultando a identificação do sanitário por deficientes visuais.



A porta tem abertura suave, com maçaneta do tipo alavanca. Entretanto, para entrar no banheiro, existe um corredor estreito e com obstáculos (notem o porta-revistas no canto superior direito da foto).


O lavatório possui aproximação frontal, é suspenso e sua torneira tem acionamento por alavanca, tornando-se acessível. Existe a saboneteira e a papeleira, porém a papeleira poderia ser instalada frontalmente e não lateralmente, pois no local onde está, diminui o espaço para aproximação  do lavatório. Não existe nenhum cabide para pendurar bolsas, por exemplo, e também não há espelho.

Notem que o acionamento da saboneteira é difícil, principalmente por estar localizada no canto da parede. Quem não possui destreza nas mãos, não conseguirá efetuar o giro da saboneteira. 



Há barras de apoio, mas instaladas inadequadamente, pois deveriam estar junto à bacia sanitária (na lateral e no fundo). Como a bacia sanitária tem caixa acoplada, deve-se garantir a instalação da barra na parede do fundo, de forma a se evitar que a caixa seja utilizada como apoio.

A papeleira (papel higiênico) deveria ser instalada na parede lateral à bacia sanitária, e o cesto de lixo também poderia estar entre a bacia e a parede lateral, evitando atrapalhar a transferência de um cadeirante.

Podemos observar uma cadeira de rodas para banho. Creio que o intuito seja auxiliar os usuários, porém outro local deveria ser destinado para guardar esta cadeira, pois, onde está, atrapalha a circulação e a transferência para a bacia sanitária.

O sanitário possui uma área satisfatória, mas, com presença da cadeira, torna-se estreitado. A  cesta em cima desta cadeira levanta a hipótese de que este banheiro está sendo utilizado para guardar utensílios, não contemplando a sinalização que o classifica como acessível.


Maria Alice Furrer

Fotos: 02/06/2011

Um comentário:

  1. Impressionante como um prédio de uma instituição de saúde está tão despreparado com a acessibilidade!

    ResponderExcluir