Autor do blog visita MPF e mostra projeto ao procurador regional dos Direitos do Cidadão
“O blog da acessibilidade é um portal para o universo da pessoa com deficiência, com críticas equilibradas e sem deixar de elogiar o que está correto”, afirmou o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Felipe Fritz Braga, depois de conhecer todo o projeto, apresentado pelo autor da ideia, Frederico Rios.
O Blog Acessibilidade na Prática apresenta avaliações da acessibilidade de lanchonetes, restaurantes, bancos, cinemas e eventos culturais em Campo Grande a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Há fotos de locais públicos e calçadas da cidade, que não estão adequadas ao que determina a lei. Também são divulgadas críticas baseadas nas normas da legislação sobre rampas, banheiros e elevadores. Desde sua criação, em dezembro de 2010, o blog teve 18 mil acessos. Frederico e oito amigos são os responsáveis pelos textos e fotos. Os locais visitados são decididos por enquete no blog.
A ideia para o blog surgiu no segundo semestre do ano passado. O médico veterinário Frederico, tetraplégico desde um acidente em 2008, afirma que o objetivo é conscientizar e fomentar acessibilidade. “A prova de que o blog está surtindo efeito é que as pessoas interagem, enviando fotos não só de Mato Grosso do Sul mas de outros estados. O apoio do Ministério Público Federal é um reconhecimento à seriedade do nosso projeto”.
Um dos colaboradores do blog, Ronny Stward, diz que “não tinha noção das dificuldades que um cadeirante enfrenta. Estar próximo de alguém com essa limitação é diferente. Até meu casamento foi pensado para disponibilizar acessibilidade total. O blog dá esta visão a quem não tem essa vivência”.
Para o PRDC Felipe Fritz Braga, que exerce no Ministério Público Federal a defesa dos direitos dos deficientes, a iniciativa é louvável. “É a própria sociedade civil exercendo a cidadania e defendendo direitos fundamentais. É importante que isso repercuta motivando ações semelhantes”.
A acessibilidade faz parte dos direitos fundamentais da pessoa humana, previstos na Constituição Federal. Ela foi definida pela Lei º 7853/89 e regulamentada pelo Decreto nº 3298/99. As normas técnicas que definem os padrões de acessibilidade de calçadas, caixas eletrônicos e demais instalações e equipamentos urbanos é a NBR 9050/2004, definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
É isso... fazendo sucesso...rs acessiblidade sempre!
ResponderExcluirHauhauhauhau.... Sucesso Total!!!!!
ResponderExcluirParabéns!!!!!
Direito nunca pode ser confudido com favor!
ResponderExcluirAcessibilidade já.
Adorei o blog
http://manunatureza.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirBom as atitudes corretas e conscientes logo são reconhecidas, por méritos e não por excesso de modéstia... O convite para este encontro com o procurador mostra que o trabalho do Blog Acessibilidade na Prática tem um cunho social forte e consciente, e isto é encontrado em todas as postagens. Sou a favor sempre da conscientização, creio que despertando a atenção sobre a necessidade da acessibilidade para toda a população (idosos, cadeirantes, gestantes, deficientes visuais...) as mudanças ocorrerão. Sou muito fã do ideal do Blog, pois não constato nenhum radicalismo, mas sim um trabalho honesto e inteligente, que por meios pacíficos está conseguindo um grande respaldo e reconhecimento.
Parabéns à equipe, e principalmente ao Fred, pq é a partir de suas ótimas idéias e uma consciência social enorme que o Blog está tendo um grande êxito ;)
Parabéns! Apoio, compartilho e me orgulho pelas atitudes do Fred e do blog.
ResponderExcluirBjs kaka
Concordo com a Manuella! Acessibilidade é um direito! Vamos brigar por isso!
ResponderExcluirOi Querido Fred e equipe da Acessibilidade na Prática!
ResponderExcluirCada vez mais fico fã do ótimo trabalho que vocês estão fazendo, parabéns!
São pessoas como vocês que fazem a diferença!
Abraços
Renata Cox
Isso mesmo pessoal, não é um favor que está sendo exigido, "É a própria sociedade civil exercendo a cidadania e defendendo DIREITOS FUNDAMENTAIS..."como o próprio Procurador disse! Por isso vamos fazê-los serem cumpridos.
ResponderExcluirParabéns, Fred e equipe acessibilidadenapratica!!